Os movimentos do bebê dentro da barriga da mamãe

Uma das perguntas mais frequentes no início da gravidez é quando se começa a sentir os movimentos do bebê dentro da barriga da mamãe? Podemos dizer que esse sentimento inesquecível realmente acontecerá muitas semanas após o feto começar a se mover.

Portanto, embora não exista uma resposta única para todas as mulheres, existem alguns estágios de desenvolvimento normal do feto que determinarão a capacidade dos movimentos do feto e se situarão aproximadamente no momento em que os notarmos.

Os movimentos do bebê começam a ser sentidos no útero por volta do quarto ou quinto mês de gravidez, uma sensação que será repetida com freqüência até o momento do nascimento.

No inicio da gravidez pelo fato do bebê ser muito pequeno ele não alcança as paredes abdominais o suficiente para a mamãe sentir seus movimentos.

Vamos ver passo a passo como o bebê se move dentro de sua barriga .

Cronologia dos movimentos do bebê no útero

  • Nas primeiras semanas, o embrião cresce em ritmo acelerado , formando cada vez mais, e as principais características externas do bebê começam a tomar forma, até atingir o estágio em que é chamado de “feto”, a partir da oitava semana . O final da oitava semana marca o final do “período embrionário” e o início do “período fetal”.
  • É quando o bebê começa a se mover mais, embora a mãe ainda esteja atrasada para percebê-lo. Por volta da 12ª semana de gravidez, o bebê pode segurar os dedos e, na 14ª semana, mais tecido muscular e ósseo se desenvolve, e os ossos ficam mais duros: o bebê começa a fazer movimentos ativos, como movimentos de sucção com a boca.
  • Portanto, é por volta da 20° semana que o bebê faz mais movimentos e a mãe pode sentir agitação na parte inferior do abdômen. Esses primeiros movimentos visíveis podem parecer borboletas ou bolhas, ainda não são os chutes esperados que levarão um pouco mais de tempo para serem notados.
  • A partir da 23ª semana, o bebê é mais ativo e tem maior desenvolvimento muscular, ao mesmo tempo em que começa a acumular gordura, para que a mãe possa sentir o bebê se movendo mais claramente.
  • Na semana 26, o feto apresenta o reflexo preênsil e assustador , esses assustadores podem ser sentidos, por exemplo, como uma reação a um som alto, um choque da mãe, um movimento repentino …
  • Por volta da semana 32, o bebê cresceu muito e tem menos espaço para se mover, mas continuará a fazê-lo até o momento do nascimento, por mais apertado que seja. Os chutes são claramente visíveis, mesmo a olho nu você pode ver os nódulos que se movem na barriga da mulher grávida.
  • No último mês de gravidez , especialmente quando estamos perto da data prevista para o parto, seus movimentos diminuíram devido ao pouco espaço que eles têm para se mover . Mas continuará a fazê-lo e, caso contrário, devemos procurar o médico imediatamente.

Os movimentos podem variar de gestante para gestante

Obviamente, nem todas as gestações ou todas as mulheres são iguais, portanto a maioria das mães não concorda com as datas referidas na primeira vez em que sentiu os movimentos do bebê ou a descrição da sensação. Algumas mulheres grávidas são mais sensíveis que outras, para que possam detectar movimentos mais cedo.

Além disso, na segunda e subsequente gravidez, os movimentos do bebê dentro da barriga da mamãe parecem mais precoces , embora esse não seja sempre o caso e muitas mulheres os notem na mesma altura da gravidez ou até mais tarde.

Mas é mais freqüente notar os movimentos ou primeiros chutes do bebê nas gestações seguintes, e isso ocorre porque os músculos da parede abdominal e do útero, que se dilataram durante a primeira gravidez, são menos tonificados. Tendo os músculos abdominais mais distendidos, é mais fácil ceder aos primeiros movimentos (mover um músculo tenso ou perceber que ele é empurrado é mais difícil).

Nesse sentido, também pode influenciar que já temos a experiência de como são esses sentimentos pela gravidez anterior (o que também pode indicar que em uma primeira gravidez os movimentos ocorreram antes, mas passaram despercebidos).

Em geral, é a partir da semana 18 na primeira gravidez e da semana 15-16 na segunda gravidez que os movimentos do bebê começam a ser notados. Se a gravidez for múltipla ou a data da gravidez estiver errada e estivermos realmente grávidas por mais tempo, também é possível que os movimentos sejam notados mais cedo.

Aprenda em 2 dias como fazer seu bebê dormir bem a noite toda! Vou te ensinar totalmente de forma gratuita!

Você receberá em seu e-mail 2 vídeos aulas práticas e rápidas que vão te mostrar qual é a rotina que seu bebê deve ter para dormir a noite toda.

Clique aqui e acesse ao mini curso gratuitamente!

Sinta e veja os movimentos do bebê

Nestes tempos, nem tudo é sentir o bebê dentro da barriga da mamãe. Também podemos vê-lo se mover. Na ultrassonografia do último trimestre, é comum, se observarmos o monitor, ver como o bebê se mexe, até perceber se realiza movimentos sutis que não percebemos na barriga, como chupar o dedo.

O ultrassom de alta definição em “3 D” e “4 D” pode até nos mostrar gestos de bebê, se ele franze a testa, se “sorri” … graças ao fato de as imagens serem vistas em três dimensões e com mais detalhes.

Essas primeiras imagens dos movimentos do bebê no útero são muito emocionantes, mas, por mais claras que seja, ainda teremos que imaginar uma boa parte de sua aparência. Quando ele nascer, apesar de estarmos cheios de novas emoções, teremos um sentimento estranho, certamente sentiremos falta do bebê se movendo dentro de nós.

Chegou a hora de se preparar para a chegada de seu bebê. Seja uma mãe confiante e segura! Clique abaixo e acesse o curso SOS Mãe de Primeira Viagem e se torne a mãe que deseja ser!

SOS Mãe de Primeira Viagem

Nos deixe seu comentário sobre como foi a primeira vez que sentiu seu bebê movendo dentro de sua barriga, queremos saber sua história!

Um comentário sobre “Os movimentos do bebê dentro da barriga da mamãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *