Dicas valiosas para pós-parto, como se recuperar!

Você finalmente colocou 40 (mais ou menos) semanas de gravidez e longas horas de parto para trás e é oficialmente mãe. Parabéns! Portanto agora vem a transição da gravidez para o pós-parto, que traz uma variedade de novos sentimentos  e duvidas. Para te esclarecer aqui estão o que você precisa saber sobre a recuperação pós-parto  e de preferência antes da chegada do bebê, aproveite estas valiosas dicas!

Quanto tempo leva para se recuperar após o parto?

Não importa como você deu à luz, as primeiras seis semanas pós-parto são consideradas um período de “recuperação“. Mesmo que você tenha se preparado durante a gravidez e tenha tido o parto mais fácil já registrado (e especialmente se não o fez), seu corpo foi esticado e estressado ao máximo, em outras palavras, você precisa de uma chance para se recuperar.

Acima de tudo lembre-se de que toda mãe nova é diferente, portanto cada uma tem seu tempo de recuperação. A maioria dos sintomas diminui dentro de uma semana, enquanto outros (por exemplo: mamilos doloridos, dores nas costas e, às vezes, dor perineal) podem continuar por semanas, e outros (como seios vazando ou dores nas costas) podem permanecer até o bebê ficar um pouco mais velho.

Parto vaginal

Se você teve um parto vaginal, provavelmente também está se perguntando quanto tempo levará para que a dor desapareça e seu períneo se cure. A recuperação pode levar de três semanas se você não tiver laceração a seis semanas ou mais, se tiver laceração ou uma episiotomia.

Parto por cesariana

Se você fez parto por cesariana, espere passar os primeiros três a quatro dias após o parto no hospital se recuperando; levará de quatro a seis semanas para que você volte ao normal. Dependendo se você tentou parto normal por um tempo, você também pode esperar ter alguma dor perineal.

Dicas para pós-parto

Sangramento vaginal após o nascimento

Após o parto, o sangramento chamado  lóquio  pode durar até seis semanas. Para esclarecer este sangramento é composto por tecido do útero e muco, é mais intenso nos primeiros três a 10 dias e depois diminui passando de vermelho a rosa a marrom a branco amarelado.

Se você detectar coágulos grandes ou estiver sangrando mais de um absorvente a cada hora, converse com seu médico imediatamente para descartar a hemorragia pós – parto. Por tanto durante esse período você não poderá usar absorvente interno.

Dicas de cura pós-parto

Tempo necessário: 45 dias.

As dicas a seguir podem ajudá-lo a acelerar sua recuperação pós-parto:

Aprenda em 2 dias como fazer seu bebê dormir bem a noite toda! Vou te ensinar totalmente de forma gratuita!

Você receberá em seu e-mail 2 vídeos aulas práticas e rápidas que vão te mostrar qual é a rotina que seu bebê deve ter para dormir a noite toda.

Clique aqui e acesse ao mini curso gratuitamente!

  1. Recuperação do períneo

    Faça compressa gelada a cada duas horas nas primeiras 24 horas após o nascimento. Lavar com água morna sobre a área antes e depois de fazer xixi para evitar que a urina irrite a pele. Tente banhos de assento quentes por 20 minutos, algumas vezes ao dia, para aliviar a dor. Mas procure evitar longos períodos em pé ou sentado e durma de lado.

  2. Cuide da sua cicatriz de cesariana

    Limpe cuidadosamente a incisão da cesariana com água e sabão uma vez por dia e seque com uma toalha limpa. Converse com seu médico sobre cobrir a ferida ou deixá-la aberta ao ar livre. Acima de tudo evite carregar peso (além do bebê) e se o seu médico permitir faça exercícios leves.

  3. Aliviar dores

    Alivie a dor geral com banhos quentes, uma bolsa de água ou uma massagem.

  4. Intestino regular

    O funcionamento do intestino pode levar tempo, mas não force as coisas. Coma muitos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, frutas, vegetais) e faça caminhadas leves. Mas evite forçar, o que não é bom para o perineo ou para a cicatriz da cesariana, se você tiver.

  5. Cuide dos seus seios

    Para seios doloridos, tente usar uma compressa quente ou compressas de gelo e massagem suave. Também não deixe de usar um sutiã de amamentação confortável. Se estiver amamentando, deixe seus seios arejarem após cada sessão de amamentação e aplique um creme de lanolina para prevenir ou tratar mamilos rachados.

  6. Mantenha suas consultas médicas

    O check-in com seu médico é essencial, pois ajuda a garantir que tudo esteja se recuperando conforme o esperado. O seu ginecologista / obstetra também pode entrar em contato com você emocionalmente e, se necessário, sugerir como obter ajuda para se adaptar a ser uma nova mãe. Mas se você teve uma cesariana, certifique-se de marcar sua consulta para remover os pontos, pois deixá-los por muito tempo pode fazer com que as cicatrizes pareçam piores. E, é claro, informe seu médico se você tiver algum sintoma que o preocupe, como febre, dor ou sensibilidade ao redor de uma incisão.

  7. Coma bem para aliviar a fadiga e combater a constipação

    Da mesma forma como você fez durante a gravidez, tente fazer cinco refeições menores ao longo do dia, em vez de três refeições maiores. Coma uma combinação de carboidratos complexos e proteínas para obter energia, além de muita fibra (encontrada em frutas, vegetais e grãos integrais) para ajudar a prevenir hemorroidas: pense em torradas de trigo integral com manteiga de amendoim, vegetais ou iogurte com algumas frutas vermelhas . Beba pelo menos  oito copos de água todos os dias. E evite o álcool e a cafeína, o que pode afetar seu humor e torná-lo ainda mais desafiador para dormir além do que já é com um recém-nascido em casa.

  8. Atividade física

    O exercício provavelmente será proibido nas primeiras semanas. Mas converse com seu médico sobre quando e como você pode se exercitar. Comece a fazer caminhadas, passeie pela sua casa e, eventualmente, pelo bairro. Consequentemente caminhar ajuda com gases e prisão de ventre e acelera a recuperação, aumentando a circulação e o tônus ​​muscular. Além disso, melhora o humor e ajuda a aliviar os sintomas semelhantes à depressão. Experimente estas  dicas de exercícios pós-parto para começar.

Sua lista de verificação de recuperação pós-parto

Certamente aqui estão algumas coisas que você precisa comprar enquanto ainda está grávida para que a recuperação pós-parto ocorra da maneira mais tranquila possível:

  • Absorvente noturno. Você provavelmente precisará deles por pelo menos algumas semanas, até que o sangramento pós-parto desapareça.
  • Bolsa de água. Para compressas de água quente/fria.
  • Banho de assento. Usado para você apenas sentar e aliviar a dor pós-parto.
  • Calcinha de algodão. Escolha as roupas íntimas de “vovó” ou de leve compressão – o conforto é muito mais importante no momento do que parecer sexy.
  • Sutiãs de amamentação. Invista em alguns confortáveis ​​que se encaixam bem em você.
  • Lanolina. O creme faz maravilhas para prevenir e tratar mamilos rachados.
  • Absorventes de seio. Se você planeja amamentar, isso ajudará com o vazamento do leite .
  • Cinta pós-parto. Se você preferir usar uma cinta pode ajudar a manter as coisas no lugar enquanto a barriga diminui de tamanho.

Gostou de nossas recomendações?

O mais importante para concluir comente abaixo o que achou e nos dê sua opinião, ela é muito importante para a melhoria de nosso trabalho. Contamos com você!

Um comentário sobre “Dicas valiosas para pós-parto, como se recuperar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *