A melhor dieta para a gestante, vida saudável

O tipo de dieta para gestante que incentivamos refere-se ao ajuste de seus hábitos alimentares para garantir que você esteja recebendo nutrição adequada para a saúde de você e de seu bebê. A alimentação saudável durante a gravidez é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Para obter os nutrientes que você precisa, você deve comer uma variedade de alimentos, incluindo frutas e legumes, pães e grãos, fontes de proteínas e laticínios.

Em nenhum outro momento da vida a nutrição é tão importante quanto antes, durante e após a gravidez. Por outro lado, as mulheres ainda podem comer alimentos congelados ou industrializados, comer fora várias vezes por semana ou pedir pizza desde que também sigam algumas orientações simples sobre comer por dois.

A dieta para gestantes que sugerimos diariamente é:

  • Cinco porções de frutas e legumes frescos (incluindo pelo menos uma porção de um vegetal laranja escuro, duas porções de vegetais folhosos verde-escuros e uma porção de frutas cítricas)
  • Cinco porções de frutas e legumes frescos (incluindo pelo menos uma porção de um vegetal laranja escuro, duas porções de vegetais folhosos verde-escuros e uma porção de frutas cítricas)
  • Seis porções de pães e cereais enriquecidos com grãos integrais. Três porções de leite desnatado ou com baixo teor de gordura ou produtos lácteos
  • Duas a três porções de carnes magras, frango sem pele, peixe ou feijão e ervilhas cozidas
  • Oito copos de água

As diretrizes para uma boa alimentação em uma gravidez saudável são simples e fáceis de seguir. Quando, onde e quanto ela come é flexível e geralmente é governada pela necessidade. Uma mulher grávida em seu primeiro trimestre pode escolher um lanche para o café da manhã mais leve e um jantar reforçado se sofrer de enjôo matinal ou selecionar um café da manhã maior e um jantar leve no último trimestre, quando a azia é um problema. Evite ou limite a cafeína (como café, chá e refrigerantes) e evite álcool e tabaco. Como nenhum limite seguro foi estabelecido para o álcool, a abstinência é a melhor aposta da mulher.

Uma questão importante

Se uma mulher não ganha peso suficiente, seu bebê também não ganha peso suficiente, o que coloca o recém – nascido em alto risco de problemas de saúde. O ganho de peso ideal é aquele que garante a saúde da mulher e do bebê. Consulte seu médico.

O sobrepeso também não é indicado porque traz riscos a saúde tanto da gestante quanto do bebê. O melhor a fazer é manter o equilíbrio.

Ácido fólico: é uma obrigação

Especialistas em nutrição concordam que o melhor lugar para a futura mãe obter todos os nutrientes essenciais, incluindo grandes quantidades de vitaminas e minerais, é de sua dieta. O ácido fólico diminui o risco do bebê nascer com algum problema de má formação do sistema nervoso cerebral, prevenindo no feto gerado defeitos no tubo neural e medula espinhal, que é formado no primeiro trimestre da gestação.

Além de ajudar a mãe na formação da placenta e prevenção de eclampsia durante a gravidez.

A dieta pós-gravidez

Seja uma mulher que amamenta ou não, o segredo para a nutrição pós- gravidez é recuperar gradualmente um corpo desejável, mantendo ou reabastecendo os estoques de nutrientes. Além disso, como alguns bebês são planejados e outros são surpresas, nunca é tarde para começar a nutrir o próximo bebê, continuando a seguir uma dieta baseada em frutas e vegetais frescos, produtos lácteos desnatados, grãos integrais e feijões e carnes ricos em proteínas.

Se prepare para a gravidez

Caso seja uma gravidez planejada ou não, toda mãe deve estar preparada para a chegada de seu bebê. Indicamos o curso “SOS Mãe de Primeira Viagem” totalmente online onde você aprenderá tudo que precisa para cuidar de si e seu bebê, clique no link abaixo e seja uma mãe exemplar e preparada.

Aprenda em 2 dias como fazer seu bebê dormir bem a noite toda! Vou te ensinar totalmente de forma gratuita!

Você receberá em seu e-mail 2 vídeos aulas práticas e rápidas que vão te mostrar qual é a rotina que seu bebê deve ter para dormir a noite toda.

Clique aqui e acesse ao mini curso gratuitamente!

SOS Mãe de Primeira Viagem

Deixe seu comentário sobre o que achou da dieta sugerida e nos conte como foi seus resultados. Sua opinião é muito importante para nós!

Ahhh e nos conte também como está sua vida de grávida, caso tenha alguma curiosidade deixe nos comentários abaixo.

4 comentários sobre “A melhor dieta para a gestante, vida saudável

  1. I wish to get across my passion for your kindness supporting women who have the need for help with this one situation. Your real dedication to getting the solution all around appeared to be rather important and has frequently empowered employees much like me to arrive at their pursuits. Your own interesting help entails a whole lot to me and somewhat more to my peers. Best wishes; from all of us.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *