Como montar o enxoval para recém nascido e os cuidados que deve ter com as roupas

A escolha do enxoval para recém nascido é uma das etapas mais importantes enquanto esperamos o bebê chegar.

Você saberá quais roupas deve comprar para seu recém nascido

Neste artigo você aprenderá quais são as principais peças que deve ter no guarda roupa quando o bebê estiver com você e como cuidar destas roupas.

Comprando as primeiras roupas do seu bebê

Um enxoval é o primeiro guarda-roupa do seu bebê. Poucas coisas são tão emocionantes para uma mãe de primeira viagem quanto comprar as pequenas roupas para seu recém-nascido. Uma ótima dica para comprar as primeiras peças, acima de tudo, procure tecidos macios, respiráveis ​​e fáceis de lavar.

O que vestir

Lista de enxoval de bebê básico

  • Bodys de mangas compridas para o corpo, com pescoços e fechos expansíveis. Pode ser usado debaixo de macacões nos meses mais frios e sozinho nos dias quentes.
  • Pijamas. Muitos pais preferem a variedade com zíper, em vez de botões, para trocas rápidas de fraldas. Pijamas com mangas dobráveis ​​ou usar com luvas- para evitar arranhões no rosto.
  • Uma touca macia para usar no inverno, se o bebê nascer neste período, ou um chapéu de abas largas para os dias de verão.
  • Um cobertor ou dois para embrulhar e aconchegar seu bebê. Os cobertores leves de algodão são respiráveis ​​e aconchegantes para impedir que o bebê fique muito quente ou muito frio.
  • Um agasalho ou um macacão de tecidos mais grossos é útil se o bebê nascer no inverno. Pode ser usado sobre um pijama e é útil quando sai.
  • Um cardigã ou dois para fornecer uma camada extra. Casacos de malha são melhores do que pulôveres porque os bebês tendem a não gostar de ter roupas puxadas sobre a cabeça.

Para dormir

Lençóis de berço ou algodão, se o bebê estiver dormindo na própria cama. Uma capa de colchão impermeável vale a pena em caso de cuspir ou vazar a fralda.

Alguns pais usam sacos de dormir por cima dos recém nascidos, principalmente nos meses de inverno.

Dicas de compra

Verifique se tudo o que você compra é lavável na máquina. Sempre que possível, tente comprar tudo em 100% de algodão. Alergia é bastante comum. Muitas jaquetas e cobertores de poliéster e felpudo podem deixar o bebê muito quente e irritar a pele. Guarde todos os seus recibos e compre uma mistura de tamanhos. Além disso, tenha algumas roupas recém-nascidas prontas, mas lembre-se de que seu bebê as superará rapidamente e poderá nascer maior do que você pensa. Se você comprar uma roupa para um bebê de 3 a 6 meses, lembre-se de que pode ser uma estação diferente quando o bebê a usar.

Lembre-se de lavar tudo o que comprar antes de usar em sabão suave para evitar irritar a pele sensível do bebê.

Compre o básico antes do nascimento do bebê e reserve algum dinheiro para comprar mais tarde. É provável que amigos e familiares comprem roupas como presentes e é fácil ficar com muitas roupas de recém nascidos que não serão usadas. Esta é a razão pela qual as roupas de bebê têm um valor tão bom em vendas de brechó.

Cuidados com as roupas

Seus hábitos de lavanderia podem mudar muito com um novo bebê. Você lava mais roupas e pensa com mais cuidado nos produtos de limpeza que está usando. Você pode debater se deve lavar as roupas do bebê  junto com as da família ou se deve lavar todas essas roupas novas separadamente, lembrando que o ideal é lavar separadas as roupas do bebê. Aqui estão algumas maneiras de tornar seus hábitos de lavanderia mais saudáveis ​​(e mais ecológicos).

Escolha o seu sabão para a roupa do bebê com cuidado

A lista de produtos de limpeza pode ser extensa e variar muito em relação ao preço. Escolher o detergente certo pode influenciar sua decisão sobre esse outro dilema comum da roupa, sobre se deve ou não usar um sabão separado para a roupa do bebê. Se um detergente é seguro para sua saúde e seu ambiente, a escolha se torna óbvia. 

Aprenda em 2 dias como fazer seu bebê dormir bem a noite toda! Vou te ensinar totalmente de forma gratuita!

Você receberá em seu e-mail 2 vídeos aulas práticas e rápidas que vão te mostrar qual é a rotina que seu bebê deve ter para dormir a noite toda.

Clique aqui e acesse ao mini curso gratuitamente!

Lavar a roupa junto

Se todo mundo estiver usando o mesmo sabão em pó, não será necessário separar a lavagem do bebê do resto da família. Para tornar o dia da lavanderia eficiente em termos de energia, aguarde até que você tenha uma máquina cheia. Você economizará energia fazendo isso. E suas roupas serão mais limpas. Se a quantidade for muito pequena, as roupas não esfregarão uma na outra o suficiente para ficarem totalmente limpas.

Essas roupas estão realmente sujas?

Você pode se perguntar se as roupas e cobertores novos do bebê devem ou não ser lavados antes que o bebê os use. Muitos dermatologistas recomendam lavar a roupa antes de usá-la, pois isso pode remover corantes extras ou finalizadores de tecido que podem irritar a pele sensível. Após a lavagem inicial, no entanto, você não precisa lavar algo apenas porque seu bebê a vestiu. Às vezes, é mais fácil jogar roupas gastas na lavanderia do que dobrá-las para outro dia. Os bebês passam por diferentes fases da sujeira da roupa. Um bebê recém-nascido ou em crescimento pode ter vazamentos de fraldas. Um bebê que inicia alimentação com  sólidos , especialmente salgados, pode ter mais roupas sujas do que o habitual. No entanto, o pijama que você colocou no seu bebê após o banho na noite passada, provavelmente não está sujo de manhã. Faça uma pausa e investigue antes de jogar no cesto, você economizará o uso doméstico de energia, sem mencionar a sua própria energia!

Considere a lavagem a frio

Enquanto você estiver verificando a lista de detergentes para a roupa, fique de olho nos sabonetes próprios para a lavagem com água fria.  Lavando a roupa com água fria em vez de quente você pode diminuir a emissão de dióxido de carbono . (Bônus: suas roupas duram mais.) Se a água fria não for suficiente para tirar as manchas da roupa do bebê, optar por água quente  ainda economiza energia e limpa as roupas

Secar as roupas do bebê

Se você tiver uma máquina de secar roupa, limpar o filtro antes de cada carga reduz o uso de energia em até 30%. Isso não é nada , considerando que a máquina de secar é um dos maiores consumidores de energia da casa. Tal como acontece com a máquina de lavar, aguarde até ter uma carga total antes de ligar a secadora.

A melhor secadora de roupas ainda é uma linha de lavanderia ao ar livre – se você tiver espaço, seja gentil com o planeta e pendure as roupas do bebê para secar. Você colherá os benefícios extras das propriedades naturais de clareamento do sol nas peças brancas do bebê. E as roupas terão o aroma fresco do ar livre.

Nos deixe um comentário sobre quais foram as primeiras peças de roupas que comprou para seu bebê, será ótimo compartilhar sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *