Primeiros cuidados com seu bebê, sabe quais são eles?

Ele é muito pequeno, frágil. Estou insegura, com  medo de não conseguir amá-lo e cuidar bem dele do jeito que é preciso. O que preciso saber?

Você sabe quais são os primeiros cuidados que dever ter com seu bebê? Abaixo segue informações valiosas para seu recém-nascido ter uma vida saudável. Certamente irão te auxiliar neste lindo caminho que é ser mãe!

Parto e pós-parto

Imediatamente após o parto são essenciais para a adaptação do bebê diminuindo a morbimortalidade neonatal. O delicado momento de transição do meio intra para o extrauterino é marcado por inúmeras mudanças para a criança.

Em outras palavras o meio intrauterino proporciona um ambiente de aconchego, de temperatura e luminosidade constantes, os ruídos são ouvidos suavemente, não necessitando de esforço para realizar as funções vitais.

Bebê dormindo tranquilamente após ser cuidado corretamente

Por outro lado com o nascimento, o bebê vai se adaptando gradualmente ao meio extrauterino superando as dificuldades inerentes ao seu desenvolvimento. Portanto os primeiros cuidados prestados ao recém-nascidos influenciam o estabelecimento do vínculo entre a mãe e o bebê.

Ou seja a maneira como o bebê nasce, seja com suavidade, sofrimento, violência, tranquilidade ou paciência, terá implicações diretas na efetividade do vínculo com sua mãe.

Primeiro contato com a mãe

Neste sentido, em condições satisfatórias para a mãe e o concepto, logo após o parto, os profissionais que acompanham a parturiente deve estimular o contato físico entre ambos.

Acima de tudo o fato de poder desfrutar imediatamente após o parto o contato com seus filhos faz com que as mães se sintam plenas e realizadas, em condições de proporcionar amor e aconchego, o que favorece a união de ambos.

O contato epidérmico entre mãe e bebê é muito importante, pois é através dele que o concepto começa a se integrar com o mundo e se preparar para experiências até então desconhecidas. É este contato corporal que constitui a origem principal do bem-estar, segurança e afetividade, dando ao bebê a capacidade de procurar novas vivências.

Aprenda em 2 dias como fazer seu bebê dormir bem a noite toda! Vou te ensinar totalmente de forma gratuita!

Você receberá em seu e-mail 2 vídeos aulas práticas e rápidas que vão te mostrar qual é a rotina que seu bebê deve ter para dormir a noite toda.

Clique aqui e acesse ao mini curso gratuitamente!

Primeiros estimulas para o bebê

É importante também para o estímulo, interação, e consequente aproximação entre mãe e filho, é permitir que haja contato do bebê com o seio materno. 

  1. Estímulo e interação

    Mesmo que ele não seja amamentado, neste momento é válido que sinta o cheiro, ou consiga lamber o mamilo de sua mãe. Para que ocorra a  amamentação nos primeiros momentos da vida extrauterina. Outro fator essencial é o reconhecimento da competência do recém-nascido,  quanto à sua capacidade de percepção, imitação e comunicação, ou seja, como resultado de sua pré-adaptação para iniciar o conhecimento do meio no qual está inserido, em termos físicos e sociais, evidencia o papel ativo do bebê no mundo e nas relações didáticas.

  2. Interações Sociais

    Para (Vygotsky, 1984), as interações sociais são fatores que fazem parte do desenvolvimento humano. Sendo dessa forma, a compreensão do desenvolvimento não é justificada apenas por fatores biológicos, mas, resulta da interação com outras pessoas. Sendo assim, pode-se argumentar que conhecer e entender as características das interações mãe-bebê, em fases iniciais do desenvolvimento contribui significativamente para desenvolvimento global da criança. A atitude emocional da mãe e seu afeto orientam o bebê,  conferindo qualidade de vida à sua experiência, já que o seu aparelho  perceptivo e discriminação sensorial não estão maduros (Spitz, 1996).

  3. Contatos físicos

    Contatos físicos como rir, tocar, segurar no colo com docilidade, falar com os bebes na hora das trocas, acariciar durante a amamentação, ou seja, essa variedade de ajustes que as mães fazem em seus comportamentos de modo a poder melhor se relacionar com os bebês fazem com que estes se desenvolvam e cresçam de forma saudável. Certamente a relação mãe-bebê possui portanto um papel de suma importância, pois a mãe em sua ação tanto responde às necessidades imediatas do recém-nascido, quanto se oferece como primeiro objeto de representação simbólica por meio do qual se inicia na experiência de um mundo compartilhado.

Chegou a hora de praticar

Seu bebê está quase chegando ou já chegou em sua vida? Vou disponibilizar dicas essenciais que você precisa saber para que ele tenha uma vida saudável e longe de qualquer problema de saúde, certamente será de grande ajuda para as mamães de primeira viagem, acesse a seguir os primeiros cuidados com seu bebê que você deve ter:

SOS Mãe de Primeira Viagem

Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v21n1/a09v21n1.pdf >. Acesso em 02/10/2019.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0080-
62342007000400021&script=sci_arttext&tlng=pt> acesso em 02/10/2019.

Um comentário sobre “Primeiros cuidados com seu bebê, sabe quais são eles?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *